Tragedia de 11 setembro completa 12 anos!

11/09/2013 15:55

Hoje, dia 11 de setembro de 2013, faz exatamente 12 anos que o mundo assistiu de forma perplexa um trágico atentado aéreo que acarretou consequentemente no desabamento das Torres Gêmeas, deixando assim, muito mortos. Muitos chegaram a pensar após o choque do primeiro avião, que se tratava de um acidente aéreo, o que na realidade foi à execução de um plano arquitetado por terroristas da Al-Qaeda (organização fundamentalista islâmica). E mesmo após se passarem 12 anos, não só a nação norte-americana, como o mundo, se lembra dos ataques suicidas coordenados pelos terroristas.   

No dia do ataque, pela manhã, 19 homens ligados à rede Al Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais com passageiros. Os sequestradores bateram dois dos aviões contra as Torres Gêmeas, World Trade Center em Nova Iorque, matando todos a bordo e muitos dos que trabalhavam nos edifícios. Ambos os prédios desmoronaram em 2h, destruindo construções vizinhas e causando outros danos. O terceiro avião de passageiros caiu contra o Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos arredores de Washington, D.C. O quarto avião caiu em um campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois que alguns dos passageiros e tripulantes tentaram retomar o controle do avião, que os sequestradores tinham desviado para Washington. Não houve sobreviventes em qualquer um dos voos.

No total, aproximadamente 3 mil pessoas morreram, incluindo os 19 sequestradores. O governo dos Estados Unidos respondeu aos ataques a partir do movimento denominado Guerra ao Terror; também aprovaram o USA PATRIOT Act. Sob coordenação dos norte-americanos, o país invadiu o Afeganistão para derrubar o Talibã, que abrigou os terroristas da Al-Qaeda.Vários países também reforçaram a legislação antiterrorismo e ampliaram os poderes de aplicação da lei.

Por esses fatos, 11 de setembro é um dia de tamanha calamidade, que nunca mais será esquecida pelos norte-americanos e até mesmo pelo mundo. Um dia em que famílias foram destruídas e pessoas inocentes morreram; um dia marcado de tristeza, choro, rancor, ódio...  Mas a nação mesmo em prantos e com o coração quebrado se levantou! Os danos no Pentágono foram reparados em um ano e o Memorial do mesmo foi construído ao lado do prédio. O processo de reconstrução foi iniciado no local do World Trade Center. Em 2006, uma nova torre de escritórios foi concluída no local, a 7 World Trade Center. A torre 1 World Trade Center com 541 metros de altura se tornará um dos edifícios mais altos da América do Norte. Mais três torres foram inicialmente previstas para serem construídas entre 2007 e 2012 no local das antigas Torres Gêmeas. O Memorial Nacional do Voo 93 começou a ser construído em 8 de novembro de 2009 e a primeira fase de construção foi concluída no 10º aniversário dos atentados de 11 de setembro, em 2011.

Torres gemeas antes de serem atingidas.

 

Passo a passo da catastrofe (imagens)

 

1° jato indo em direção á uma das torres.

 

2° jato atingindo a segunda torre.

 

Torres gêmeas após serem atingidas

 

O 3° avião de passageiros caiu contra o Pentágono

 

O 4° avião caiu em um campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia

(Voltando para as torres gemeas...)

População desesperada ao ver as torres gêmeas em chamas 

 

Pessoas se jogando dos prédios por não aguentarem esperar socorro devido as chamas

 

Torres gêmeas completamente destruídas

 

 Pessoas sendo socorridas pelos bombeiros 

 

Memorial- Batizado de Reflecting Absence ("Refletindo a Ausência"), o memorial terá dois quadrados vazios nos quadrados anteriormente ocupados pelas Torres Gêmeas e um museu entre eles. Dentro dos quadrados será escrito o nome de todas as vítimas

 

Pessoas em prantos no memorial, ao se lembrarem da tragédia

 

Nome dos mortos de 11 de setembro escrito no memorial